O gato professor

Meu desenho - Releitura de Aldemir Martins


Um tigre morava em uma alta montanha e se sentia pesadão. 
Um dia, da entrada de sua gruta viu um gato pulando de galho em galho entre as árvores e então saiu de sua gruta e foi até o gato, fez uma voz de bom moço e disse:
—Gato, quer ser meu professor, me ensinar como saltar como um raio, pular tão alto entre os galhos?
O gato esperto sabia que se o ensinasse estaria correndo risco, se a fera ficasse ágil como ele poderia agarrá-lo e comê-lo.
Mas o tigre ao ver o olhar desconfiado do gato disse:
— Mestre, se me ensinar sua arte juro que sempre vou te proteger!
O gato acreditou no juramento e ensinou muitos truques de saltos leves para o tigre. A última aula seria salto de altura e o tigre não via a hora de abocanhar o professor apetitoso, porém, o esperto gato percebendo a gula do aluno disse a ele que já havia lhe ensinado tudo.
O tigre tentando distrair o gato disse:
— Olha que rato gordo aí atrás!
O gato se virou, mas percebendo o bote do tigre saltou no galho mais alto da árvore e o tigre ficou muito bravo gritando lá em baixo:
—Você disse que já tinha me ensinado tudo, seu mentiroso, não me ensinou este salto!
E o esperto professor respondeu:
—Você também jurou que sempre me defenderia!
O gato seguiu de galho em galho, vez em quando olhava para o tigre distante e debochava do aluno ingrato!

Reconto meu com base no conto folclórico chinês, também recontado pela Tatiana Belinky.
Capa do livro


5 comentários:

ana ferreira on 15 de outubro de 2011 às 18:45 disse...

este blog é um luxoooooo,adorei os textos.

chica on 16 de outubro de 2011 às 07:40 disse...

Lindo desenho e história...Um beijo pra ti e lindo domingo!chica

Anônimo disse...

Você recontou muito bem, João! E tocou em assunto sério, ingratidão. Beijos!

Angela on 17 de outubro de 2011 às 07:11 disse...

Olá, João! O seu blog é um encanto! Suas historinhas são muito criativas e sempre trazem ensinamentos. Parabéns por tamanha dedicação e talento! Que Deus o inspire sempre mais!!!
Gostei muito do seu espaço acolhedor e já sou sua seguidora fiel. Sou mãe do Gabriel, seu amiguinho blogueiro. Ficarei muito feliz com sua presença em meus cantinhos também:
nospassosdejesusamor.blogspot.com
docessonhosdepapel.blogspot.com

Um grande abraço, com muito carinho,
Angela

soninha on 18 de outubro de 2011 às 21:51 disse...

Muito espertinho este gato...rs.beijinhos

Postar um comentário

Adoro visita e adoro ler os comentários, não saia sem me contar o que achou do meu blog e das minhas postagens, volte sempre e deixe o endereço do seu blog para que possa retribuir a visita! Um beijo!