Beto, o tucano.


Beto é um lindo Tucano de bico brilhante que adora fazer malabarismos no ar, deixando a molecada encantada! Gosta de se banhar na chuva e ficar se exibindo para Perla, uma tucana de penas brilhantes que morava ali perto. Joga sementes de frutas para ela e jura amor só a ela. Beto é tucano de uma só tucana, a vida toda.
Beto experimenta com sua língua comprida o sabor das sementes para depois jogar para sua Perla. Quando Beto e Perla tiveram filhotes, Beto ajudou em tudo, fez o ninho, ajudou cuidar os ovos e os filhotes. Dizem que Beto tem um jeito engraçado de dormir, mas ele nunca dorme na frente de pessoas.
Talvez Beto tenha medo que elas o prendam, e façam maldades, por que antes Beto tinha mais parentes, seu avô Tinoco contou que eles eram muitos, mas agora restaram poucos. 
Beto sabe que todo cuidado é pouco e que tem menino que fica feliz de ver Beto solto, mas tem homem que só fica feliz se ver Teco num cativeiro. Teco ama a palavra céu e tem trauma da palavra cativeiro.

Fiz esse texto faz tempo. Inspirei na poesia Tucano do Tunin, mas estava perdido e hoje encontrei.

13 comentários:

chica on 30 de maio de 2012 às 05:41 disse...

Que lindo esse Beto,Tucano!

Que legal que te inspiraste no Tunin.

Ficou linda,João! E o pacotinho ainda não chegou?

beijos,chica

Tunin on 30 de maio de 2012 às 14:11 disse...

João, muito obrigado meu pequeno escritor! O texto ficou mil e tu deste um colorido todo especial à redação. Se fosse professor de português e ensinasse numa escola de ensino fundamental, levaria este texto para trabalhar com os alunos.
Beijos para ti.

Anne Lieri on 30 de maio de 2012 às 17:28 disse...

João,uma historinha muito fofa e admiro tb o Tunin!Bem inspirado!bjs da tia Anne,

CRISTINA SÁ on 30 de maio de 2012 às 18:05 disse...

João,
Adoro os tucanos.
Lindo texto! Linda Imagem!
Seu texto desperta a conscientização
da necessidade de se respeitar todos
os animais. PARABÉNS!!!!
um beijo
Cristina Sá
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
blogspot.com

Anônimo disse...

Oi João! Eu sempre achei esse bichinho lindo. Adoro as suas cores. Beijos!

Pedro on 1 de junho de 2012 às 13:48 disse...

João,adorei seu texto!A imagem é linda! Pedro adora bichos, ele gostou muito do seu post.
Beijinhos
Pedro e Amara

Salles on 1 de junho de 2012 às 19:55 disse...

Oi João, parabéns pelas suas notas, voce é um garoto muito inteligente. Publiquei a histórinha "a sorte do papagaio" passa lá! É muito interessante. bjos

Flor.MCecilia on 1 de junho de 2012 às 20:34 disse...

Tá certo Tucano João,até a gente fica doente
se vivermos presos.Gosto muito do que escreves
amiguinho.Parabéns.Bjus\Flor*

CASA em UNAMAR - Cabo Frio para TEMPORADA on 4 de junho de 2012 às 20:53 disse...

Olá João
Meu nome é Carminda, tenho 53 anos e sou professora de artes. Conheci o blog do Thiago Celestino e vejo que há mais de 1 mês não há postagens e no blog da mãe dele mais de 15 dias.
Você sabe me dizer se está tudo bem?
Neste mundo de blogueiros muitas pessoas se preocupam umas com as outras, sei que houve um tremor na cidade e que algumas casas estão interditadas. Você poderia dar notícias?
Chame sua mãe ou seu pai para ler esta mensagem, pois esta é a atitude certa a tomar.
Me conheçam através do meu blog ...
www.cmcartesanato.blogspot.com
Antes de qualquer coisa para vcs saberem que sou pessoa de bem.
Boa noite

CASA em UNAMAR - Cabo Frio para TEMPORADA on 4 de junho de 2012 às 20:58 disse...

Esqueci, desculpe-me !
Meu e-mail é mindamattos@hotmail.com
A resposta pode ser enviada para o e-mail ou para um comentário de postagem no blog ( assim como fiz aqui ).
Obrigada pela atenção.
Carminda

Toninho on 5 de junho de 2012 às 18:16 disse...

Muito linda a historia de amor deste Tucano,que muito deveria inspirar as pessoas. Linda sua inspiração no amigo Tunin.
Parabens meu amigo com carinho meu abraço.
Bjo no seu coração.

Letradinha on 6 de junho de 2012 às 23:09 disse...

Oi João!Gostei do tucano e sua estória,é de amor rsrs.Ideal para o dia dos namorados que está pertinho.Beijos querido,bom feriado!!!

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto on 7 de junho de 2012 às 08:08 disse...

Uma ótima estória de amor que tem uma chamada de consciência ecológica.
Parabéns mocinho pelo texto.
Um ótimo feriadão para ti.
abração com carinho

Postar um comentário

Adoro visita e adoro ler os comentários, não saia sem me contar o que achou do meu blog e das minhas postagens, volte sempre e deixe o endereço do seu blog para que possa retribuir a visita! Um beijo!